sábado, 24 de dezembro de 2011

Nova espécie de Catasetum

A nova espécie de Catasetum
Por Pedro Paulo
Uma boa notícia para todos que assim como eu gosta e admira o fabuloso, o espetacular, o fascinante, o intrigante, o misterioso, o exótico e ao mesmo tempo tão conhecido nosso, o gênero Catasetum, o Brasil é considerado o país dos Catasetums, pois mais da metade das espécies desse gênero vivem no Brasil, o Brasil oferece a essas orquídeas um clima favorável, uma umidade relativa do ar muito boa e propícia para seu desenvolvimento.
Durante uma expedição a floresta do Igapó em 2008, os senhores Edir Tavares e Silvio Printis descobriram essa beldade às margens do Rio Cumina, localidade de Ariba, em Oriximiná, no Pará, por isso eles batizaram esse Catasetum em homenagem ao local que foi descoberto seu nome científico é Catasetum Oximinaense Campacci & J.B.F. Silva, podendo ser abreviado para Catasetum Oximinaense.
Ela é uma planta epífita, com pseudobulbos que podem chegar a 12 cm de comprimento, esverdeados e lisos. Suas flores são de cor amarelada, com listras transversais púrpuras irregulares, espalhadas por toda a superfície da flor. Atinge o seu período de floração no verão brasileiro, especificamente no verão amazônico, no mês de Dezembro.
Com isso podemos ver que o gênero Catasetum ganhou mais uma espécie para engrandecer o seu número de espécie agradecemos aos que a encontraram os senhores Edir Tavares e Silvio Printis, e a mesma foi catalogada pelos mesmos e registrada na Coletânea de Orquídeas Brasileiras – Novas Espécies, em março do ano de 2008.
Eu desejo a todos que seguem e acompanham esse blog um Feliz e Santo Natal, que o menino Jesus nasça sempre nos corações de todos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário